FILMES



LONGA, MÉDIA E SÉRIE



PORTO ALEGRE - 100 Anos de Música
Gênero: Série documental com 4 episódios
Direção: Rene Goya Filho
Ano de Produção: 2014
Duração: 4 x 24 min
Cor – NTSC 16:9



Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Por estas ruas, nos últimos 100 anos, passou de um tudo. Modismos, revoluções de pensamento, revoluções de fato. Momentos de copiar o mundo lá fora e momentos de um orgulho provinciano que só por aqui se sabe ter.



Cada dia destes 100 anos tem o seu som. E a soma de todos estes sons, é a cara dessa música, sobre a qual tanto se discute e tão pouco se concorda. Nesta série de quatro episódios, voamos no tempo da cidade, com Arthur de Faria, em busca dessa música, dos seus diferentes ritmos e melodias e principalmente dos seus variados personagens. Uma história que começa em 1913 e vai até hoje. Boa viagem.


MAIS UMA CANÇÃO
Trailer: http://vimeo.com/72417872#
Teaser: http://vimeo.com/15602657
Gênero: Documentário
Direção: Rene Goya Filho e Alexandre Derlam
Ano de Produção: 2012
Duração: 96 min
Cor – NTSC 16:9
Legendas: Espanhol e Inglês

O filme Mais Uma Canção é um documentário sobre o compositor Bebeto Alves, um dos mais consagrados nomes da música popular do Rio Grande do Sul. Nascido da síntese de culturas da fronteira Brasil e Argentina, Bebeto encontra um conceito na Milonga – um gênero musical que elimina os limites geográficos ao sul do nosso país.  E é exatamente esse conceito que o traduz e o enriquece.

Em uma verdadeira viagem de descobrimento pela Península Ibérica e pelo Norte da África, o artista entra em contato com as raízes da milonga. O que ele descobre, no entanto,é algo muito maior; uma nova dimensão simbólica para o seu profundo sentido de brasilidade sulina

Com participações de André Midani, Sérgio Carvalho, Carlos Sion (representantes da indústria e da produção fonográfica brasileira nos anos 70/80), Humberto Gessinger, Nelson Coelho de Castro e Vitor Ramil, entre outros, Mais Uma Canção discorre sobre a  relação historicamente complexa entre a cultura musical periférica e o mainstream, mediada por uma indústria cultural em constante mutação.

O documentário é, sobretudo, o desvelar de um dos grandes nomes da arte musical brasileira para o Brasil. 
MELHOR TRILHA SONORA - FESTIVAL BRASIL DE CINEMA INTERNACIONAL, RJ, 2013
MOSTRA DE LONGAS-GAÚCHOS - 41 FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO, RS, 2013


RENATO BORGHETTI QUARTETO EUROPA
Teaser: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=dTIN-VwuGCw
Gênero: Documentário
Direção: Rene Goya Filho
Ano de Produção: 2011
Duração: 1h36min
Cor – NTSC

É a gaita na mão, a cabeça no mundo e o pé na estrada. Na trajetória artística de Renato Borghetti, as andanças e os sons se confundem. E Renato Borghetti Quarteto – Europa é o resumo de anos de viagens, shows, descobertas, encontros e despedidas. À frente desse quarteto – formado não apenas por músicos excelentes, mas por grandes amigos – Borghetti realiza turnês anuais pela Europa. No velho continente, o músico gaúcho recupera as raízes de sua família em Borghetti, cidade localizada no norte da Itália, e vai além do simples relato sentimental: ele enriquece a narrativa mostrando as pesquisas que realizou sobre seu instrumento, que incluíram visitas a museus da Finlândia, da Itália e da Alemanha, conversas com especialistas e uma intensa troca de experiências.
Renato Borghetti Quarteto – Europa acompanha estas trilhas infinitas e reforça como a estrada está na essência do trabalho de Borghetti, mostrando que a arte pode transitar por múltiplos caminhos.
MELHOR FILME LONGA-METRAGEM DIGITAL - FESTIVAL CURTA CABO FRIO, RJ, 2012
SELEÇÃO IN-EDIT BRASIL, SP, 2013
MELHOR DVD DO ANO - AÇORIANOS DE MÚSICA, PORTO ALEGRE, 2013




ORIGENS
Gênero: Documentário
Direção: Rene Goya Filho
Ano de produção: 2010 (11/08/2010 – Lançamento no Teatro São Pedro)
Cor – NTSC – 49’52’’
Versão: português e espanhol
Versão curta-metragem: https://vimeo.com/42729637


Uma viagem musical ao som do tambor. Um encontro da música entre países. Acompanhamos o músico Ernesto Fagundes pelo norte da Argentina, onde ele encontra a história e o som original do bombo leguero. Ernesto é um especialista neste instrumento no Brasil, e o bombo é um símbolo da música latino-americana. Para registrar as origens do tambor de som grave, o cantor e percussionista foi à Argentina pra conversar com músicos e folcloristas, incluindo uma emocionante visita à oficina do luthier Índio Froilan, em Santiago del Estero.
SELEÇÃO OFICIAL MOSTRA PANORÂMICA - FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO, RS, 2011




FANDANGO
Gênero: Documentário musical
Direção: Rene Goya Filho
Ano de produção: 2008
Cor – NTSC – 80 min
Versão: português, espanhol, inglês e legenda em inglês

Uma viagem as raízes da música. O documentário mostra o acordeonista brasileiro Renato Borghetti e seu conjunto, no processo de criação do disco Fandango. Na cidade de Barra do Ribeiro, no meio de uma fazenda típica do interior do Rio Grande do Sul, Borghetti mostra sua música e também as tradições, a história e os estilos de sua arte, ao mesmo tempo regional e universal. Indicado ao Grammy Latino de melhor trilha em 2009.






PAPÃO DE 54
Gênero: Documentário
Direção: Alexandre Derlan
Ano de produção: 2006
Cor – NTSC – 65 min
Versão: português e legenda espanhol

Um emocionante resgate de um time formado por jogadores que foram operários das empresas Renner e superaram os grandes Grêmio e Internacional na década de 1950. O documentário conta a história do Renner, clube que conquistou de forma invicta o campeonato gaúcho de 1954. Hoje, mais de 50 anos depois, o feito permanece vivo na memória de várias gerações. Participações especiais de Ruy Carlos Ostermann, Breno Mello e Valdir Moraes, além de jornalistas, atletas e torcedores da época. Destaque para a música assinada por Hique Gomez.





CRIADORES DO BRASIL
Gênero: Documentário
Direção: Rene Goya Filho
Ano de produção:2005
Cor – NTSC – 52 min
Versão: inglês e legenda espanhol

Criadores do Brasil mostra o processo de criação dos maiores nomes da moda brasileira e a busca pela identidade sem associações óbvias. Como se desenvolve um estilo sem perder as características de origem? Como retratar a miscigenação e a cultura brasileira sem ser caricato? O documentário relata essa evolução reunindo depoimentos e a trajetória de cinco grandes nomes da moda brasileira: Ronaldo Fraga, Alexandre Hercohovitch, Amir Slama, Walter Rodrigues e Lino Villaventura.



CURTA METRAGENS


GILDÍSSIMA

Trailer: http://vimeo.com/102928382
Reaser: http://vimeo.com/65315060 
Gênero: Documentário
Direção: Alexandre Derlam dos Santos
Ano de produção:2014
Cor – NTSC – 20 min

Referência em sua época, Gilda Marinho foi uma mulher moderna, um mito, e persiste até hoje na memória coletiva de Porto Alegre. Traz em seu legado de vida e obra a história do jornalismo, da militância, da sociedade, de uma época. Na contramão de costumes tradicionais e tanto quanto conservadores Gilda Marinho mostra a uma Porto Alegre ainda provinciana, mas que se pretendia moderna, um novo olhar, uma nova forma de vida, pois sabia o real significado de “viver a vida”, exuberante, alegre, profissional, independente, que rompeu tabus e sempre esteve "à frente de seu tempo".








AMOR À CAMISA
Gênero / Categoria: Ficção
Formato de captação: HD
Direção: Pablo Chasseraux
Ano de Produção: 2009
Duração: 1'21''


O curta varia sobre diversas questões relacionadas ao futebol e a sociedade contemporânea. Falar de futebol é lidar com uma filosofia de vida que exalta e combina, num todo harmônico, as potencialidades do corpo, da vontade e da mente; age sobre a cultura e educação; valoriza os bons exemplos e o respeito pelos princípios éticos fundamentais. Amor a camisa trata de uma paixão nacional que gera integração das mais diversas classes e gêneros, versa sobre compartilhamento de sentimento e informações de uma forma leve e divertida, como realmente a vida é e deve ser vivida.
MELHOR MINI-METRAGEM, Júri oficial, Amor à Camisa, de Pablo Chasseraux HISTÓRIAS CURTAS, PORTO ALEGRE, 2009  
SELEÇÃO OFICIAL FESTIVAL ART DECO DE CINEMA 2013



GAÚCHOS CANARINHOS


http://www.vimeo.com/12852387  
Gênero: Documentário
Direção: Rene Goya Filho
Ano de produção: 2007
Cor – NTSC – 15 min
Versão: português


Um homem que criou um país. O documentário “Gaúchos Canarinhos” conta a história de um criador e de sua maior criação. Uma criação que deu identidade a uma nação. Estamos falando da camisa amarela da seleção brasileira de futebol, criada pelo gaúcho Aldyr Schlee. Uma peça que ganhou seu significado, bem como sua força mítica, com as conquistas do futebol brasileiro mundo afora, principalmente após a Copa do Mundo de 1970. Ao mesmo tempo nossos heróis, os jogadores que vestiram essa camisa, falam sobre a construção desse mito e o significado dela em suas vidas. Carlos Alberto Torres, Falcão, Tafarel e Larry Passos de Faria, entre outros, são entrevistados em “Gaúchos Canarinhos”.

https://vimeo.com/57467370 - link legenda inglês

Histórias Curtas Prêmio 2007 - Melhor Direção de Produção: Marina Volpatto; Melhor Trilha Sonora Original: Arthur de Faria; Melhor Desenho de Som: Duca Leindecker 
SELEÇÃO Mostra Curto Encontro, na Bahia. 2011
MELHOR FILME VENCEDOR DO JURI POPULAR DO CINEFOOT-FESTIVAL, RJ, 2012 
CONVIDADO AMAZONAS FILM FESTIVAL, MOSTRA CINE COPA VERDE, MANAUS, 2012
CONVIDADO “Sport Movies & Tv 2012 – 30th Milano International FICTS Fest”
CONVIDADO 5th Brazilian Film Festival of London: Canary Gauchos at Odeon Covent Garden, Londres, 2013
CONVIDADO 4º edição do Cine Fest Brasil Montevideo, 2013
CONVIDADO FESTIVAL 11MM EM BERLIM, BERLIM, 2013
CONVIDADO NO FESTIVAL 11 BRASILIAN FILM FESTIVAL OF NEW YORK, 2013
CONVIDADO NO CINEFOOT-FESTIVAL, RJ E SP, 2013
13º. Goiania Mostra Curtas - Mostra Especial – Futebol Arte, 2013
5ª edição do CINEfoot – Documentário destaque da mostra, 12 cidades-sede da Copa do Mundo, 2014





UM RISCO NO CÉU
http://www.vimeo.com/15602542 - Tieser 
Gênero: Documentário

Direção: Rene Goya Filho

Ano de produção: 2008

Cor – NTSC – 15 min

Versão: português


A morte misteriosa de um músico interrompeu uma importante carreira de um grande artista gaúcho. “Um Risco no Céu”, documentário sobre Carlinhos Hartlieb, músico e importante aglutinador cultural da música do sul, que também fez inúmeras trilhas sonoras de teatro, como “As três irmãs”, dirigida por Zé Celso Martinez Correa, no Teatro Oficina em São Paulo. Ele criou as “Rodas de som” no Teatro de Arena de Porto Alegre, nos anos 1970. Hartlieb foi encontrado morto em 1984. Uma morte misteriosa, com diferentes versões, confusas e contraditórias. Participam do documentário artistas como Bebeto Alves, Mutuca, Giba Giba, Nelson Coelho de Castro, Zé Celso Martinez Correa e José de Abreu, entre outros.

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=38502&channel=45 Link RBS


MELHOR EPISÓDIO do Júri Oficial, HISTÓRIAS CURTAS, PORTO ALEGRE, 2008
MELHOR DIRETOR: Rene Goya Filho - Um Risco no Céu, HISTÓRIAS CURTAS, PORTO ALEGRE, 2008 
MELHOR MÚSICA ORIGINAL: Marcelo Delacroix - Um Risco no Céu, HISTÓRIAS CURTAS, PORTO ALEGRE, 2008 
MELHOR DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Vivian Schäfer e Irinia Taborda - Um Risco no Céu, HISTÓRIAS CURTAS, PORTO ALEGRE, 2008  
MELHOR MONTAGEM: Drégus de Oliveira - Um Risco no Céu, HISTÓRIAS CURTAS, PORTO ALEGRE, 2008  






LUZ E SOMBRA NO PARALELO 30
Gênero: Documentário
Direção: Rene Goya Filho
Ano de produção: 2009
Cor – NTSC – 15 min
Versão: português

Ema de Mascheville, alemã de nascença, chegou a Porto Alegre em 1930. Luz e Sombra traça um perfil inusitado de uma parte desconhecida da cultura gaúcha, iluminando a vida e obra dessa personagem tão especial. O filme se desenvolve através de uma entrevista ainda inédita, feita pouco antes de sua morte, em 1981. Mais que material de memória, é um recorte nesse tempo, somado aos depoimentos de alunos, discípulos, personalidades e dos familiares dessa verdadeira mestra.
CPB: 10012386; CRT RBS: 03040045766020092
MELHOR MÚSICA ORIGINAL: Raul Ellwanger - Luz e Sombra no Paralelo 30, HISTÓRIAS CURTAS, PORTO ALEGRE, 2009 
SELEÇÃO Mostra Curto Encontro, na Bahia. 2011



CONFIDENCIAL – MEMÓRIA ROCK E AMIZADE

Gênero: Documentário

Direção: Pablo Chasseraux 

Ano de produção: 2011

Cor – NTSC – 15 min



Bebeco Garcia viveu um período efervescente do rock feito no Rio Grande do Sul. Nos anos 1980, como vocalista da banda Garotos da Rua, ele alcançou sucesso nacional. Músicas como "Tô de Saco Cheio", "Eu Já Sei" (da trilha da novela "Mandala") e "Não Posso Mais" foram hits em rádios e tevês. Em maio de 2010, Bebeco faleceu em conseqüência de uma infecção generalizada após a retirada de um tumor na cabeça. Ainda sob o impacto da perda do pai, o filho Pedro que mora no Rio de Janeiro refez a trajetória de Bebeco Garcia. Em Porto Alegre e Rio Grande, Pedro encontra a família, seus outros irmãos, além de amigos do músico que recontam a vida e obra do roqueiro. O curta tem depoimentos de Carlos "Mutuca" Weyrauch, Egisto Dal Santo, Edinho Galhardi, Carlos Caramez, Márcio Petracco e Cida Pimentel.




DVD MUSICAL




MASKAVO – TRANSE ACÚSTICO
Gênero: DVD
Direção: Rene Goya Filho
Ano de produção: 2007
Cor – NTSC – 64 min
Versão: português

Transe Acústico é o quinto trabalho da banda brasileira Maskavo. Gravado em uma das salas mais bonitas do Brasil, o Theatro São Pedro, em Porto Alegre, o documentário registra boa parte da trajetória da banda – incluindo uma nova roupagem para Asas – e duas músicas inéditas. Concorreram como melhor álbum de reggae no Prêmio Tim da Música Brasileira, e à na mesma categoria ao Prêmio Dynamite e com melhor DVD ao Grammy Latino.






CIDADÃO QUEM – No Theatro São Pedro


Gênero: DVD
Direção: Rene Goya Filho
Ano de produção: 2004
Cor – NTSC – 67 min
Versão: inglês e legenda espanhol

Depois de cinco discos e uma carreira solidificada a Cidadão Quem parte para seu projeto acústico, gravado no Theatro São Pedro, um templo da música sulista em CD e DVD. No repertório as músicas que mais se destacaram na carreira e uma inédita “Música Inédita”.





RENATO BORGHETTI – Quarteto ao vivo, no Theatro São Pedro
Gênero: DVD
Direção: Rene Goya Filho
Ano de produção: 2006
Cor – NTSC – 97 min
Versão: português

Traz todo o estilo e o talento de Renato Borghetti, registrados no show ao vivo em junho de 2004 no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Acompanhado pelos músicos Daniel Sá, Hilton Vaccari e Pedro Figueiredo, Borghetti executa canções como "Kilômetro 11", "Asa Branca", "Entardecer no Pontal" e "Redomona", entre outras. É o vigésimo CD de Renato e o primeiro registrado em DVD.





NENHUM DE NÓS – Acústico ao Vivo
Gênero: DVD
Direção: Rene Goya Filho
Ano de produção: 2004
Cor – NTSC – 82 min
Versão: português

As canções que fizeram a história do Nenhum de Nós estão presentes neste registro ao vivo de uma memorável temporada acústica no Theatro São Pedro. Uma cumplicidade única com o público. Toda a riqueza musical do Nenhum de Nós em sua melhor forma. Um repertório que mostra por que a banda é uma das mais sólidas e respeitadas do rock brasileiro. Tudo isso em uma performance ao vivo e acústica carregada de emoção.




ALEMÃO RONALDO – Acústico Rock
Gênero: DVD
Direção: Rene Goya Filho
Ano de produção: 2006
Cor – NTSC – 81 min
Versão: português

Alemão Ronaldo, com sua carreira de mais de 20 anos à frente da Bandaliera, lança este DVD acústico, gravado ao vivo no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. O show teve as participações especiais dos amigos Roberto Frejat (do Barão Vermelho, em "Agora Somos Família", Serginho Moah (do Papas da Língua, em "À Sombra do Teu Amor"), Rafael Malenotti (do Acústicos & Valvulados, em "Se Ela"), Jonathan Corrêa (da Reação em Cadeia, em "Me Leva pra Casa"), e de Everton Mister Pi Cunha, em "Viva a Nossa Vontade".









XQUINANDO - na Travessa Azevedo 79


Gênero: DVD
Direção: Rene Goya Filho
Ano de produção: 2009
Cor – NTSC – 52 min
Versão: português

Um time de primeira e as composições instrumentais mais do que originais do mestre guitarreiro Marcelo Corsetti munido do seu arsenal de pedais de efeitos são os ingredientes principais do DVD Xquinas Na Travessa Azevedo 79. O baterista LUKE FARO é o grande parceiro de Corsetti nesta jornada instrumental que conta também com Matheus Kleber (acordeom e teclados) Carlos D'elia (contrabaixo) e participação especialíssima de Denise Fontoura (sax alto, flauta e voz).





POUCA VOGAL
Gênero: DVD
Direção: Rene Goya Filho
Ano de produção: 2010
Cor – NTSC – 1h, 18m, 46s min

Pouca Vogal Ao Vivo Em Porto Alegre é o segundo trabalho da Pouca Vogal, formada por Humberto Gessinger, vocalista e baixista dos Engenheiros do Hawaii, e Duca Leindecker, vocalista e guitarrista da banda Cidadão Quem. Depois das músicas disponibilizadas para download digital no site oficial da dupla, lançadas em setembro de 2008, o Pouca Vogal grava seu primeiro DVD ao vivo, no Teatro do CIEE em Porto Alegre, com os clássicos dos Engenheiros do Hawaii e da Cidadão Quem, além das composições inéditas e antigas da dupla. O disco foi gravado de maneira independente, o que acarretou um intervalo de nove meses entre a gravação e seu lançamento, previsto para Dezembro de 2009, através da gravadora Som Livre.





Nenhum comentário:

Postar um comentário